Templos da Igreja de Jesus Cristo S.U.D.

Acima: Márcia (esposa), Kevin e Sônia (cunhada) nos jardins do templo de Kirtland, Ohio. O templo de Kirtland foi o primeiro templo S.U.D. a ser construído nesta dispensação, sendo dedicado em 27 de Março de 1836.

D&C 109:16 “E que esta casa seja uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé, uma casa de glória e de Deus, sim, tua casa”;

    Esta seção foi criada exatamente para responder a um artigo preparado pelo Rev. Luke P. Wilson concernente à validade do conceito teológico e bíblico dos templos dos Santos dos Últimos Dias e que se encontra traduzido para o Português em alguns sítios críticos à Igreja S.U.D.. Os comentários do seu texto eu irei colocar entre <...>, seguindo logo abaixo com uma minha explanação e crítica.

< Há base bíblica e histórica para afirmar que os templos e seus rituais fossem parte do cristianismo original? >

Sim! É isto que vou demonstrar...

<É fundamentada a afirmação de que a igreja mórmon é a única igreja cristã, verdadeira e “restaurada”?>

Sim! Como Joseph não poderia saber de muitas coisas em seu tempo, seu conhecimento só pode ter vindo por revelação a fim de efetivar a “Restauração”.

<Uma comparação entre as atividades do templo bíblico e dos templos mórmons mostra claramente que entre ambos não há nada em comum>

        Críticos gostam de palavras absolutas “NADA”, “TUDO”, “NUNCA”, etc. para causar um impacto ao leitor e dar força nas suas palavras e argumentos, mas acabam por ajudar quem deles discorda, pois basta encontrar um simples exemplo em contrário para tornar falsa toda a argumentação e rebater a crítica. É claro que não exercemos as ordenanças dos sacrifícios Levíticos em nossos templos hoje, pois isto pertencia à Lei Mosaica, mas antes de tudo o templo é considerado a “Casa do Senhor”, um lugar especial, um santuário onde Deus possa se revelar, nisto nós temos muita coisa em comum. Vejamos as escrituras Bíblicas:

“E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles”.(Êxodo 25: 8)

“E ali virei aos filhos de Israel; e a tenda será santificada pela minha glória; santificarei a tenda da revelação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio. Habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei o seu Deus”; (Êxodo 29:43-45)

“Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”; (Habacuque 2:20)

"Assim Salomão acabou a casa do Senhor e a casa do rei; tudo quanto Salomão intentara fazer na casa do Senhor e na sua própria casa, ele o realizou com êxito. E o Senhor apareceu de noite a Salomão e lhe disse: Eu ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu cerrar o céu de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Pois agora escolhi e consagrei esta casa, para que nela esteja o meu nome para sempre; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração perpetuamente."( II Crônicas 7:11-16)

        No antigo templo Bíblico, havia uma elevação de nível para aqueles que oficiavam no templo. Na antiga Israel, somente israelitas podiam permanecer dentro dos muros internos do Templo, destes somente os sacerdotes levitas podiam adentrar o lugar Santo, e dentre estes, somente um Sumo-Sacerdote escolhido entrava no Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) no dia da expiação, seguindo o mesmo nível de gradação da jornada do homem na investidura SUD.

<Considere, inicialmente, o propósito do templo bíblico. Sua única função era ensinar a necessidade da expiação dos pecados como uma precondição para a autêntica adoração do Deus verdadeiro e único>

        Novamente Luke P. Wilson usa mais uma palavra absoluta “Única”, quando na verdade vemos inúmeros exemplos nas escrituras de homens e mulheres que iam ao templo para oração ou em busca de revelação, lembrando-se da promessa que Deus deixara com Salomão quando o primeiro templo foi dedicado (II Crônicas 7:15-16) . Ana, a mãe do profeta Samuel, dirigi-se ao templo para orar e pedir ao Senhor que se lhe abrisse o ventre (Samuel 1) e Davi clamaria em seus Salmos:

“Na minha angústia invoquei o Senhor, sim, clamei ao meu Deus; do seu templo ouviu ele a minha voz; o clamor que eu lhe fiz chegou aos seus ouvidos”.(Salmos 18:6)

        E mesmo após o estabelecimento da Nova Aliança com Cristo, os apóstolos continuavam indo ao templo para orar e em busca de inspiração. Seria um anacronismo pensar que os apóstolos continuassem indo ao templo se seu único propósito fosse ensinar a necessidade da expiação dos pecados (através dos rituais de sacrifícios e ofertas), quando na Nova Aliança deixada por Cristo isto não se fazia mais mister. 

Os apóstolos após terem se encontrado com o Cristo ressurreto...
“E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus”.(Lucas 24:52-53) Pedro e João continuamente iam ao templo para orar...
“Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona”.(Atos 3:1)
Idem para o apóstolo Paulo...
“Aconteceu que, tendo eu voltado para Jerusalém, enquanto orava no templo, achei-me em êxtase, e vi aquele que me dizia: Apressa-te e sai logo de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim.” (Atos 22:17-18)

Conclusão deste parágrafo: Os israelitas viam o templo como sagrado, a própria casa ou montanha do Senhor, onde podiam elevar suas orações e receber revelação pessoal. O cerimonial é um aspecto secundário do templo, tanto antigamente como hoje, onde ordenanças de expiação e salvação foram e são realizadas. A comunhão e a união com a Deidade é verdadeiramente o propósito dos templos tanto na Antiga Israel como no evangelho restaurado, destarte, temos em nossos templos sim, muito em comum com os templos de outrora na Antiga Israel. [Obs.: Assim podemos entender por que vários judeus ortodoxos continuam ainda hoje se dirigindo ao Muro das Lamentações (acredita-se ser uma parede do pátio externo do templo original) para fazer suas preces de súplicas e bendições.] 

 

Luke P. Wilson continua em seu artigo e dá a referência da Pérola de grande valor:

<Os mórmons declaram ainda que todas as outras igrejas são falsas e apóstatas;3 >

3 A escritura mórmon inclui o relato da primeira visão de Joseph Smith, o fundador do mormonismo. Segundo ele, o Pai Celestial “disse que todos os seus credos [de todas as igrejas] eram uma abominação à sua vista, e que todos aqueles mestres eram corruptos….” (Pérola de Grande Valor, Joseph Smith — História, 1:18, 19).

        Ao sutilmente inserir as palavras dos colchetes [de todas as igrejas] logo após “credos” e deixar os três pontinhos após “aqueles mestres eram corruptos”, Sr. Wilson quer passar a impressão que nós mórmons odiamos e menosprezamos todas as outras igrejas e acreditamos que todos os seus mestres são corruptos. Ao ler com atenção o relato da primeira Visão sabemos que somente os “Credos” foram declarados ser uma abominação a Deus. Credos são os dogmas que foram estabelecidos em Concílios no início da Idade Média para definir a natureza de Deus e gerir as doutrinas e políticas da Igreja na Cristandade. Eram tópicos votados por vários Bispos do Império e a opinião da maioria passava a ser verdade absoluta a qual não mais podia ser contestada a não ser sob risco de heresia excomunhão. Basicamente substituiu as revelações de Deus aos seus profetas, e a isto que Deus chamou abominação (deturpação) na história da primeira visão. Quanto aos mestres corruptos citados, compreende-se claramente que está se referindo aos mestres da região e época de Joseph, os quais estavam se digladiando em busca de mais fiéis e conseqüentemente de mais doações, não a Todos os líderes religiosos da Cristandade. Será que Cristo ao acusar de “hipócritas”, ou “raça de víboras”  (Mateus 23:29; 33) aos escribas e fariseus, será que estava acusando todos os escribas e fariseus do judaísmo, incluindo Nicodemos e Gamaliel (contemporâneos), ou a Baruque e Maimônidas (extemporâneos)? Parece forçada esta generalização, todavia é exatamente essa linha de raciocíneo que o Sr. Wilson segue ao criticar a Primeira Visão de Joseph.

Luke Wilson continua:

<Entretanto, esses rituais do templo mórmon não têm nenhuma base, seja na Bíblia, na literatura judaica antiga ou na história cristã>

        Mais uma vez usa uma palavra absoluta, “NENHUMA base”, o que sempre acaba favorecendo um apologista, pois basta dar um exemplo, por mínimo que seja e facilmente refuta o “NENHUMA”. Abaixo cito alguns exemplos de passagens Bíblicas que se relacionam com as cerimônias do templo SUD.

Bíblia:

Somente pessoas dignas, que assumiram um convênio dentro de Israel poderiam adentrar o santuário do Senhor:

Salmos 24:3-4
“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”.
Ezequiel 44:9
“Assim diz o Senhor Deus: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração e carne, de todos os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel, entrará no meu santuário.”
Os profetas ungiam seus escolhidos para serem reis através do óleo contido no chifre do azeite:  
I Samuel 16:13
“Então Samuel tomou o chifre (algumas versões em Português usam o termo ‘vaso’) de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá”.

Uso de vestimentas sagradas, em geral brancas (significando pureza) a todos aqueles que oficiam no templo de Deus:

Ezequiel 44:17-19
“Quando entrarem pelas portas do átrio interior, estarão vestidos de vestes de linho; e não se porá lã sobre eles, quando servirem nas portas do átrio interior, e dentro da casa. Coifas de linho terão sobre as suas cabeças, e calções de linho sobre os seus lombos; não se cingirão de coisa alguma que produza suor. E quando saírem ao átrio exterior, a ter com o povo, despirão as suas vestes em que houverem ministrado, pô-las-ão nas santas câmaras, e se vestirão de outras vestes, para que com as suas vestes não transmitam a santidade ao povo”
Apocalipse 7: 13-15
            “E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles.”

Cerimônia do Novo Nome:

Isaías 56:4-5
"Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto:  Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará."

Apocalipse 2:17

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe".

Apocalipse 3:12

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome”.

            Isto apenas para se referir a bases Bíblicas. Se formos buscar referências judaicas e históricas os exemplos se multiplicariam às centenas.

Literatura Judaica:

            Além da indumentária templária, dos motivos rituais de purificação, do simbolismo de ascensão no templo desde um Jardim do Éden até a entrada ao Lugar Santíssimo; podemos encontrar na literatura judaica vários pontos em comum com os templos SUD.

Abluções

            Purificação em água é mencionada em Êxodo 29:4 em conexão com a unção e investidura de Aarão e seus filhos (cf. Êxodo 40:12), Geo Widengren também achava provável que certos rituais de purificação tinham lugar nas consagrações dos reis Israelitas. São Cirilo de Jerusalém pode ter baseado seus comentários em tradições extra-bíblicas quando disse, em seu discurso Sobre os Mistérios, “Quando o Sumo Sacerdote elevou Salomão à realeza, ele o ungiu após tê-lo lavado nas águas de Gihon”. Embora não haja nenhuma menção explícita em I Reis 1:38-39 de um ritual de ablução em conexão com os ritos de coroação do Rei Salomão, o Talmude registra que “nossos Rabis ensinaram: Os reis são ungidos apenas perto de fontes”. A pressuposição em favor da existência de abluções nos cerimoniais de coroação Israelita é também fortalecida pela localização simbólica do templo – local escolhido para muitas coroações Israelitas (e.g., a coroação de Joás em II Reis 11:4-14) – sobre o centro do mundo, de onde fluía a “Água da Vida”. [Temples of Ancient World, FARMS publications, pg. 241-242)

Unções

            O Velho Testamento registra a unção de seis reis Israelitas: Saul (I Samuel 10:1), Davi (II Samuel 5:3), Salomão (I Reis 1:39), Jeú (II Reis 11:12, e Jeoacaz (II Reis 23:30). Em II Samuel 19:10 também é registrado que Absalão havia sido ungido para ser rei. Na verdade o próprio nome “Messiah”, que foi utilizado em referência a vários reis da antiga Israel, significa “ungido” e sem dúvida refere-se ao ritual de unção do rei no momento de sua instalação como monarca. Lendas judaicas posteriores lançam a idéia que a unção houvera começado com Adão. De acordo com a história, Adão quando estava prestes a morrer, já com seus 930 anos de idade, implorou à Eva: “Levanta e vai com meu filho Sete até próximo do Paraíso, e põe terra sobre vossas cabeças e pranteai e orai a Deus para que envie seu anjo ao paraíso, e dê-me da árvore da qual mana o azeite, e trazei-o a mim e então serei ungido e descansarei de minhas dores” [Em Temples of Ancient World, FARMS publications, pg. 243-244].

Garments

            No Gênesis Rabah 3:21, lemos o seguinte:

            “Na Torá do R. Meir encontra-se escrito: ‘Garments de luz...referem-se aos garments de Adão, os quais eram como tochas [derramando luminosidade], largo embaixo e estreito mais em cima. Isaque, o Ancião, diria: ‘eles são tão lisos como uma unha e tão bonitos como uma jóia.” Rabi Jonatã diria: “Eles eram como belos garments de linho como aqueles que vêm de Bethshean, garment (ou vestimenta) de pele significando que estes vestidos ficavam muito próximo da pele”

            Stephen D. Ricks acredita que as túnicas brancas recebidas pelos antigos Cristãos na ocasião de seus batismos – uma prática que pode ter sido originada desde o tempo do Novo Testamento e pode ter sido aludida em Gálatas 3:27: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”.(do grego Christón enedúsasthe) – representavam o garment usado por Adão e Eva antes de sua queda, um retorno àquele estado pré-transgressão de glória e graça [Em Temples of Ancient World, FARMS publications, pg. 708].

Referências Históricas:

       A descoberta recente de fragmentos de um perdido Evangelho Secreto de Marcos é também bem interessante. Estes fragmentos são considerados por alguns eruditos como contendo ensinamentos que pré-datam o canônico Marcos. Eles aludem a um ritual Cristão primitivo estabelecido por Jesus chamado “os mistérios do reino de Deus”. Este ritual aparentemente começa com o iniciado vestindo um vestido de linho sobre seu corpo nu, várias horas de instrução eram requeridas, e culminando com o iniciado Cristão passando por várias cortinas ou véus.  De acordo com Clemente de Alexandria, um apóstata chamado Carpócrates, tendo sido “por eles instruídos e utilizando-se de artimanhas enganosas, escraviza um certo presbítero da Igreja em Alexandria para que este obtenha uma cópia do evangelho secreto de Marcos, o que ele também interpretou de acordo com sua doutrina blasfêmica e carnal e, além do mais, o poluiu, misturando a palavras santas e imaculadas com descaradas mentiras adicionais. A partir desta mistura foram extraídos os ensinamentos dos Carpocratianos.”  Clemente mais adiante declara que uma cópia verídica desta obra era ainda guardada em Alexandria na época de sua epístola; entretanto não possuímos aquela obra hoje e parece que ela se perdeu.

         Para mais detalhes históricos sobre esta investidura, favor ler o Artigo sobre os ritos de Iniciação dos primeiros Cristãos, nesta seção.

Aspectos de um Antigo Ritual de Iniciação Cristão
William J. Hamblim,
Brigham Young University, Provo-UT

E também o artigo que compara:

Antigo Ritos de Iniciação Judaico-Cristãos

Luke Wilson continua...

<Entretanto, o lavatório do templo bíblico não era usado para batismos, como a igreja mórmon ensina (pelo fato do batismo cristão ser uma ordenança do Novo Testamento). Pelo contrário, as Escrituras afirmam claramente que o reservatório era utilizado pelos sacerdotes para se lavarem depois do oferecimento dos sacrifícios de animais, em preparação para a ministração no santuário (Êxodo 30.18–20; 2 Crônicas 4.2–6)>

            O Sr. Wilson parece ignorar que estes lavamentos depois dos sacrifícios de animais acabaram por dar origem a rituais de purificação no Judaísmo, sendo que já antes da época de João Batista, tais rituais de purificação começaram a servir como ritos de iniciação em um novo convênio, onde se exigia a imersão total do iniciado, muito semelhantemente ao batismo Cristão.

            Um estudioso bíblico não-mórmon afirmou:

"A descoberta de que secto de Qumran praticava os ritos batismais não é nada nova; assim TAMBÉM O FAZIA A MAIORIA DAS SEITAS JUDAICAS no período anterior do Novo Testamento. O que é novidade é que estes rituais eram praticados em relação a um movimento de arrependimento, de entrada em um novo Convênio (e numa nova Israel Conveniada, o próprio secto) em preparação para um julgamento divino iminente".[1]

Igualmente tem ficado claro que o batismo cristão para a remissão dos pecados, por imersão, Não começou no Novo Testamento

Como La Sor (outro erudito não-mórmon) explica:

"Até as descobertas da moderna arqueologia, sabíamos sobre o antigo ritual judaico dos banhos de imersão apenas a partir de textos literários. Agora, entretanto, a arqueologia nos providenciou com numerosos exemplos dos banhos de imersão ritualísticos judaicos, chamados miqya'ot (singular, miqyeh), datando desde o período do Segundo Templo, anterior e durante o tempo em que João Batista vivia. Estes miqya'ot indubitavelmente providenciaram o "background" para o batismo Cristão" [2]

La Sor acrescenta "que um estudo de 1984 por Bryant G. Wood da Universidade de Toronto "demonstrou conclusivamente que algumas das instalações em Qumran eram verdadeiramente utilizadas para os miqya'ot". A importância que o Qumramitas davam aos ritos de purificação e das abluções de água está documentada no Rolo do Templo "quase certamente estes miqya'ot Judaicos providenciaram o 'background' para o batismo Cristão" [3]

            Em adição ele nota que "era requerida a completa imersão" e então cita de outro antigo texto:

"Quem quer se imergir precisa imergir todo o seu corpo. Até mesmo o cabelo precisa estar totalmente imerso....Para a imersão ser válida, nenhuma parte da superfície do corpo pode permanecer intocada pela água" [4]

Pré-Cristãos praticavam batismo por imersão, para a remissão dos pecados e para um convênio de entrada em uma comunidade de crentes, tal qual é revelado no Livro de Mórmon.

Quanto ao batismo vicário, esta ordenança só poderia ser realizada após a ressurreição de Cristo, somente após ele abrir os Portões do Hades (Mateus 16:18); proclamar o evangelho no mundo espiritual (I Pedro 3:18-20 e I Pedro 4:6) e desta forma cumprir a profecia Messiânica de levar liberdade àqueles que estavam cativos na prisão espiritual, ou “Hades”, que muitas vezes foi traduzido em nossas Bíblias como “inferno” (Isaías 42:6-7 junto com Lucas 4:17-18; Isaías 49:9-10; Zacarias 9:11-12 e Mateus 16:19).  

Referências p/ este comentário:
[1] Matthew Black, The Scrolls And Christian Origins (New York:
Charles Scribner’s Sons, 1961), 97.
[2] La Sor, 52.
[3] Ibid., 57.
[4] Ibid., 52, 54.

Luke Wilson Comenta sobre batismo pelos mortos:

 <Em outro artigo deste folheto (“Estabeleceu Jesus o Batismo pelos Mortos?”) demonstra-se que não existe qualquer evidência na Bíblia nem na história cristã dos primeiros séculos para apoiar a ordenança do templo mórmon do batismo pelos mortos.>

            Na verdade temos exatamente a conclusão oposta através da evidência Bíblica (I Coríntios 15:29) e Histórica, pois tal ordenança foi praticada pelos Santos de Corinto no primeiro século, pelos Cristãos Marcionitas do segundo século, pelos Cristãos Montanistas do terceiro século, e pelos Cristãos da Igreja Egípcia Copta e Etíope até mais ou menos o quinto século. Tal prática começou a ser suprimida pela Igreja de Roma no Sínodo de Hipo e no terceiro Concílio de Cartago, já no quarto século DC. A prática do batismo pelos falecidos até hoje é praticada pelos Cristãos Mandeus do Irã e Iraque (os quais alegam ser descendentes dos discípulos de João Batista) e aparentemente ainda é preservada pela Igreja Cristã Siríaca. Joseph Smith, na Cristandade Ocidental traria de volta esta ordenança perdida durante a época da Apostasia. Um interessante artigo escrito por John Tvedness refuta claramente o artigo do Rev. Wilson citado.

http://farms.byu.edu/display.php?id=297&table=review

            Outro artigo, escrito por Marc A. Schindler é um extensivo artigo que fala das evidências de tal prática entre os antigos Cristãos e uma melhor análise da escritura em I Cor. 15:29. Artigo acaba refutando um capítulo do Livro de James Patrick Holding, que é presidente do Tektonics Ministries, intitulado “The Mormon Defenders: How LDS Apologists Misinterpret the Bible”. Claro, sempre os outros que interpretam mal a Bíblia...

http://www.amai.jc.nom.br/batismo_pelos_mortos.htm

Luke Wilson comentando sobre a cerimônia do casamento eterno...

<Da mesma maneira, o rito do casamento eterno, que ocorre no templo mórmon, jamais foi praticado no templo bíblico.  E mais: não existe uma única menção de tal rito na Bíblia, na literatura judaica antiga ou na história da igreja primitiva.>

            Se Luke P. Wilson estivesse parado no “não existe uma única menção de tal rito na Bíblia...” poderia até concordar parcialmente com ele, pois na Bíblia há apenas algumas evidências esparsas de que a união de marido ou mulher transcenda os laços da morte, conforme cito logo abaixo. Agora, ao extrapolar para também “nenhuma menção na literatura judaica ou na história da igreja primitiva” Sr. Wilson vende sua alma muito facilmente. Posso simplesmente dar alguns exemplos como citações de Orígenes, bispo de Alexandria e discípulo de Clemente e outras citações do evangelho de Felipe, da Biblioteca de Nag Hammadi:

       Podemos encontrar em Orígenes (século III, aquele mesmo que seria excomungado postumamente pela Igreja de Roma) uma crítica a alguns cristãos que acreditavam no casamento celestial, mais precisamente aqueles com um background judaico, não grego...:

       "Algumas pessoas... são da opinião que o cumprimento das promessas do futuro são uma perspectiva de luxúria e prazeres do corpo... E conseqüentemente diz eles, que após a ressurreição haverão casamentos e a geração de filhos, imaginam a si mesmos que a cidade terrena de Jerusalém será reconstruída...Tais são as perspectivas daqueles que, embora acreditem em Cristo, compreendem as Escrituras em uma espécie de sentido Judaico, sacando delas nada digno das divinas promessas."[Orígenes, De Principiis, em ANF 4:297]

       Se soubéssemos que Orígenes foi um daqueles que seguiu literalmente a Escritura “há alguns que se fazem eunucos por causa do Reino de Deus”, ou seja, em sua juventude emasculou-se, castrou-se para assim melhor servir a Deus, entendemos por que Ele não gostava da idéia de casamentos eternos e achava isto uma luxúria...Contudo temos a referência clara de que alguns Cristãos em sua época, mais precisamente aqueles que procuravam ater-se às escrituras judaicas possuíam uma perspectiva semelhante aos S.U.D. hoje.

       Outras referências vêm dos livros da Biblioteca de Nag Hammadi, descoberta no Egito em 1945. Em particular gostaria de citar algumas referências do Livro de Felipe sobre este assunto de particular interesse ao S.U.D. que já passou pela cerimônia do templo.

“...Por isso Cristo veio ao mundo, para anular a separação que existia desde o princípio, para unir a ambos e para dar vida àqueles que haviam morrido na separação e uni-los de novo. Pois bem, a mulher se une ao marido na câmara nupcial” (Felipe 78-79)

    Câmara nupcial esta descrita como espelhada,

“ Recebem-nos [tanto as potencialidades masculinas como femininas] a partir da câmara nupcial espelhada” (Philip in Robinson, The Nag Hammadi Library, 139)

       E como na doutrina S.U.D. esta cerimônia não poderia deixar de ser aceita na mortalidade para se recebê-la mais tarde:

“Se qualquer um se torna filho da câmara nupcial, ele receberá a luz. Se qualquer um não a receber enquanto está por estes lugares, ele não será capaz de recebê-la algures” (Philip in Robinson, The Nag Hammadi Library, 151)

    E o resultado desta união mística acredita-se ser a capacidade de gerar filhos:

“Mais numerosos são os filhos do homem celestial que os do homem terreno. Se são numerosos os filhos de Adão – apesar de mortais – quanto mais os filhos do homem perfeito, que não só não morrem como podem ser engendrados sempre!” (Felipe 28)

Luke Wilson...

<Pelo contrário, em Romanos 7.2, o apóstolo Paulo ensina claramente que o casamento é somente para a vida mortal: “Ora, a mulher está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal.”>

            Romanos 7:2 refere-se à lei terrena dos homens, em que uma mulher após a morte de seu marido não mais está a ele ligado e pode se casar com um outro enquanto viúva. Esta analogia é usada por Paulo para explicar que aqueles conveniados (alusão ao casamento) com a Antiga Lei, ao morrer Cristo (o Testador da Antiga Lei), os judeus estariam livres para fazer novo convênio ou pacto. Inferências Bíblicas de que o casamento poderia durar além dos laços da morte encontramos em:

            Cristo ensinou que a ordenança do casamento foi introduzida pelo próprio Deus...

Mateus 19:4-6
“Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher,  e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”

            E o pregador ensinou que os convênios feitos com Deus perduram eternamente..

Eclesiastes 3:14
“Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dele:”

            O próprio Cristo ensinou que daria a Pedro chaves para ligar e desligar tanto nos céus como na Terra. Isto significa que ordenanças realizadas ou excomungadas aqui neste período terreno teriam validade também para o período celestial...

Mateus 16:19
 “dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.”

            Paulo ensinaria que diante do Senhor homem é mulher estão ligados interdependentemente...

I Coríntios 11:11
“Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher.”

           e que existiam famílias no céu, tal qual na terra que tomavam o nome de Deus...

Efésios 3:14-15
Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,”

            E finalmente o grande apóstolo Pedro ensinaria que marido e mulheres seriam co-herdeiros da “graça da vida”, uma referência da herança conjunta do casal no reino Celestial.

I Pedro 3:7
“Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações”.

Reverendo Luke P. Wilson ainda continuaria...

<Da mesma forma, Jesus nos ensinou que “na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como anjos no céu” (Mateus 22.30). O rito mórmon do casamento eterno no templo não é uma prática cristã ou bíblica.>

            A citação de Jesus refere-se a um caso específico tratando sobre ressurreição trazido até Ele pelos saduceus. Jesus não alega que não existiria a instituição casamento na Ressurreição, apenas ensina que a ação de casar-se ou dar-se em casamento não seria realizada nesta época. Por isso acreditamos que todas as cerimônias templárias devam ser realizadas antes da ressurreição. Uma melhor análise desta questão encontra-se em meu sítio no endereço:

http://www.amai.jc.nom.br/bible_doc.htm#Casamento

Regras bíblicas violadas?

           A maioria dos Evangélicos baseia-se na Bíblia como única fonte de base teológica, mais ou menos como os escribas e fariseus no tempo de Cristo baseavam-se na Torah. Estes têm dificuldade para aceitar novos profetas e nova revelação (Amós 3:7), dando mais importância à letra da Lei (o que está escrito) do que ao espírito da Lei (O que o Espírito e os profetas do Senhor dizem). Quando a Bíblia nada fala sobre um assunto, ou o deixa em aberto, isto não quer dizer que algo revelado posteriormente contradiga algo anteriormente revelado, e mesmo que o faça, a antiga revelação sempre é suprimida ou engolfada pela nova. Exemplo disto ocorre muito na Bíblia, um dos mais conhecidos é o Sermão da Montanha dado pelo próprio Senhor:

Mateus 5:38-39
“Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. (Lei de Moisés: Êxodo 21:24; Levítico 24:40; Deuteronômio 19:21). Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;”

           Ou então o comissionamento de Jesus a seus apóstolos e discípulos quanto a extensão de seu serviço missionário:

Primeiramente restrito somente à Casa de Israel:

Mateus 10:5-6
“A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;”

Mas depois estendido para todas as nações:

Mateus 28:18-19
“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

        Ou seja, a própria Bíblia apóia a idéia de que Nova revelação amplia ou supera a Antiga.

        Vamos agora analisar os pontos levantados pelo Sr. Luke P. Wilson para saber se realmente o conceito SUD de templo hoje fere alguma regra Bíblica.

<1. Deus designou somente um templo (Deuteronômio 12.5, 13–14; 16.5, 6). Em contrapartida, a igreja mórmon funciona com centenas de templos, em franca violação a este mandato divino.>

      As referências acima citadas por Luke Wilson deixam claro para que os Israelitas não façam determinadas ordenanças fora do templo que Deus mandara construir, mas em nenhum momento fala que “Somente um templo” seria designado ao Senhor por vez. Logo a condenação para os muitos templos mórmons não pode ser justificada por tais referências.

      Pelo contrário, a história nos prova que os judeus construíram templos para atender aos israelitas que viviam fora de Jerusalém. Um destes encontrava-se em Assuã, no Egito, a fim de atender os judeus mercadores de Marfim que habitavam a região, referência esta encontrada nas Epístolas Elefantinas descobertas somente no início do século XX.

Fonte: http://www.bibletopics.com/biblestudy/48e.htm

    Na verdade três outros templos foram construídos além dos templos samaritanos durante o período do templo de Zorobabel (515 BC-70 AD) que atendiam à comunidade Judaica fora de Jerusalém. Dois deles encontravam-se no Egito: um em Elefantino (citado acima); outro foi construído no Nordeste do Egito pelo sumo sacerdote Onias que fugiu da Judéia durante os problemas que precederam a revolta dos Macabeus. Foi feito para rivalizar com o templo de Jerusalém. O terceiro foi construído no começo do Segundo século antes de Cristo por Hircanus, filho de José de Tobias, no vale de Araq-el-Emir, oeste de Amã na Transjordânia. Todas estes templos foram inspirados no templo de Jerusalém, apesar de estilos um pouco mais modernos.[1]

[1] Benjamin Marzar, The Mountain of The Lord (New York: Doubleday & Company, 1975), p. 62.

<2. No templo bíblico, somente os sacerdotes tinham permissão para entrar. O santuário do templo de Jerusalém consistia em dois aposentos. Havia um compartimento externo, chamado de “o lugar santo”, e, separado deste por uma cortina ou véu espesso, um cômodo interno chamado “o santo dos santos” (veja figura 1). Os adoradores, incluindo o rei de Israel, não podiam ir além do altar do holocausto no átrio. Considerando que na igreja mórmon se permite entrar e participar de atividades do templo aos que não são sacerdotes, encontramos aí outro ponto no qual os ritos nos templos mórmons contradizem a revelação bíblica.>

      A entrada no templo SUD do Senhor é igualmente somente permitida àqueles dignos do Sacerdócio (Salmos 24:3-4). Somente portadores do sacerdócio de Melquisedeque podem participar das investiduras e ordenanças templárias. Quanto às mulheres, elas também são no templo ordenadas a este sacerdócio e recebem a promessa de serem sumo sacerdotisas do Senhor para todo o sempre, apesar de não terem as chaves de utilizarem este sacerdócio fora do templo.

      Antes de 1978, afro-americanos não podiam receber ainda este sacerdócio, por isso não podiam participar das ordenanças templárias, e a Igreja SUD era acusada de discriminação e racismo. Ou seja, para os críticos, somos condenados se procuramos seguir um padrão bíblico ou então condenados novamente por não o seguir tão à risca, de uma maneira ou de outra somos sempre criticados.

      É bem verdade que jovens do Sacerdócio Aarônico e moças podem servir como procuradores nos batismos vicários, mas estes não estão realizando ordenanças para si. Uma única exceção que vejo são filhos de casais conversos que tomam parte na cerimônia de selamento, (filhos de casais já nascidos do convênio não precisam ser selados novamente), mas podemos ser perfeitamente indulgentes neste caso assim como Cristo e os Sacerdotes Levitas foram indulgentes com Davi:

Mateus 12:3-4
“Ele, porém, lhes disse: Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes?”

Luke P. Wilson...

 < Todas as atividades no templo bíblico eram de conhecimento do público.  Mesmo que a entrada no templo fosse permitida somente aos sacerdotes, todas as atividades ali realizadas foram explicadas com detalhes nas Escrituras (por exemplo, Êxodo 30.7-10; Levíticos 4.5–7; 16.1–34; 24.1–9)>.

        Reverendo Wilson só esquece de uma coisa neste comentário. As atividades do templo bíblico são conhecidas do público hoje, mais de 4000 anos após o surgimento do tabernáculo. A pergunta deveria ser: Os judeus antigos permitiam livre acesso às suas escrituras sagradas nos tempos antigos, em especial aos livros de Êxodo e Levíticos? A resposta é não! Wayne Simpson conta que quando Ptolomeu, rei do Egito, requisitou em ter os livros sagrados judaicos, os israelitas sentiram que não poderiam dar aos gentios suas escrituras sagradas, desta maneira eles lhe enviaram o Livro de Jasar. Diz-se que Ptolomeu o prezou muitíssimo, mas então descobriu que não era a sagrada lei dos judeus. Quando então confrontou os Judeus, eles concordaram em traduzir seu Velho Testamento para o Grego, o que se tornou conhecida como a Septuaginta.[Os autênticos Anais dos Antigos Hebreus (Kearney, NE: Morris Publishing, 1995), p. xxiv.] Antes da Septuaginta, os livros de Êxodo e Levíticos não eram de conhecimento público.

      Para se ter uma idéia de quão sagrado os Judeus consideravam seu templo, uma rara placa de mármore ainda sobrevive a qual fazia parte do soreg, ou muro que ficava em volta do templo. Era uma placa de advertência alertando todos os gentios e mesmo judeus sobre o risco de pena capital àqueles que simplesmente adentrassem os pátios externos do templo.

Tradução do Grego: “Nenhum Gentio deverá entrar dentro do pátio e muros que cercam o templo, e quem quer que seja apanhado será responsável por si mesmo e pela sua subseqüente morte”.

Desta forma entendemos melhor o episódio registrado em Atos:

Atos 21:29-31
 “Antes tinham visto com ele [Paulo] na cidade a Trófimo de Éfeso [um Gentio], e pensavam que Paulo o introduzira no templo. Alvoroçou-se toda a cidade, e houve ajuntamento do povo; e agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e logo as portas se fecharam. E, procurando eles matá-lo, chegou ao comandante da corte o aviso de que Jerusalém estava toda em confusão”;

      Outro exemplo também de que alguns ritos Cristãos não eram de conhecimento público, refere-se ao Sacramento ou Eucaristia. Embora hoje os rituais eucarísticos da maioria dos ramos do Cristianismo são ritos públicos, o oposto era verdadeiro do primeiro ao terceiro séculos AD. Como o erudito Católico Jean Daniélou escreve, “Pode parecer assombroso de que não há nada como [as antigas descrições de batismo] a ser encontrado em relação à Eucaristia, mas a razão é que a disciplina do “arcana”, ou segredo, proibia a revelação dos Mistérios. O único ensinamento dado sobre este assunto, portanto, não podia ser preservado para uso em livros escritos[Jean Daniélou, The Bible and the Liturgy (Notre Dame, IN: University of Notre Dame Press, 1956), 9]. A idéia de que a Eucaristia e outros sacramentos deveriam ser rituais secretos é expressa em numerosos e antigos escritos Cristãos. Por exemplo, as Constituições Apóstolicas (Didaché) aconselha que “as portas sejam observadas [durante a Eucaristia], para que nenhum descrente ou pessoa não iniciada possam entrar.”[Apostolic Constitutions II, 57. Ver também Justino Mártir, Apologia 66; Tertuliano, Apologia] Então, de acordo com aproximadamente todos os ramos do Cristianismo primitivo, Jesus instituiu um ritual de salvação, conhecido como Eucaristia (ou Sacramento), que era para ser realizado em segredo.

Luke Wilson...

<A Bíblia alerta o cristão contra a participação em atividades secretas (Mateus 10.26, 27; Efésios 5.11, 12). E o próprio Jesus afirmou não ter nenhum ensinamento secreto, quando disse: “Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo, (...) e nada disse em oculto”(João 18.20). Em total oposição a Jesus, a igreja mórmon insiste em manter em segredo os rituais do templo.>

      Analisemos as escrituras usadas pelo Reverendo Wilson para consubstanciar sua tese...

Mateus 10:26-27
“Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o às claras; e o que escutais ao ouvido, dos eirados pregai-o.”

      Nada fala aqui sobre participação em atividades secretas, apenas uma referência para que não se temam aqueles que os perseguirem e uma promessa de que tudo que era oculto, um dia seria revelado no futuro. A referência de Wilson a Mateus 10:27 como suporte de seu ponto de vista é também enganosa, desde que esta passagem claramente declara que ele realmente deu a seus discípulos informações privadas, mas disse-lhes de que deveriam proclamá-las abertamente. Que os primitivos Cristãos liam esta escritura diferentemente do que Wilson a lê é evidenciado em Clemente de Alexandria (cerca 160-215 AD), o qual escreveu “’Mas o que ouvis no ouvido’ diz o Senhor, ‘proclamai sobre os telhados;’ ordenando-os a receber as secretas tradições do verdadeiro conhecimento, e expô-las no alto e distintamente; e como temos ouvido no ouvido, também devemos passar àqueles para quem isto é requisitado; mas não a nosso bel-prazer comunicar-nos para todos sem distinção, aquilo que lhes foi dito em parábolas”.[Clement of Alexandria, Stromata 1.12, in Roberts and Donaldson, Ante-Nicene Fathers, 2:313] Em outro lugar, ele nota que Jesus “nos permitiu em comunicar sobre aqueles divinos mistérios e daquela luz santa, para aqueles que fossem capazes de recebê-los. Ele certamente não divulgou a muitos o que não pertencia aos muitos; mas aos poucos a quem Ele sabia que se diziam respeito, aqueles que fossem capazes de receber e lhes ser de acordo moldados. Mas coisas secretas são confiadas para falar, não para escrever, como é o caso com Deus”. Então, referindo-se a Lucas 8:17, Clemente acrescenta, “E se alguém disser que isto está escrito, ‘Não há nada secreto que não será revelado, nem escondido que não será desvendado,’ deixe-o também ouvir de nós, que para aquele que ouve secretamente, mesmo o que é secreto deverá ser manifestado. Isto é o que o oráculo predisse. E para aquele que é capaz de secretamente observar o que lhe foi entregue, aquilo que está vedado deverá ser divulgado como verdade; e o que está escondido de muitos, manifestar-se-á a uns poucos.”[Stromata 1.1, in ibid., 2:302.] Ele então vai adiante para mostrar que alguns ensinamentos não escritos haviam sido perdidos.               

Efésios 5:11-12
“e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso.

      Rev. Wilson parece nos querer fazer acreditar que “obras infrutuosas das trevas” sejam algum tipo de ritual oculto. Mas é este o caso? Basta ler os versículos anteriores para termos a resposta:

Efésios 5:3-8
 “Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”

      Fica claro destes versículos quais eram as “obras de trevas” as quais Paulo se referiu, em especial a “prostituição e toda sorte de impureza e cobiça” que “até o dizê-las seria vergonhoso”. Com absoluta certeza nenhum ritual do templo hoje, ou dos antigos cristão do início da Igreja, os quais eram considerados secretos e mantidos longe do conhecimento público se encaixariam dentro da descrição acima de Paulo.

        Quanto ao fato se Jesus ensinou qualquer coisa em segredo, a passagem de João 18 discorre sobre o sumo sacerdote que indaga Jesus sobre “seus discípulos, e sobre sua doutrina”. Ao que Jesus replica que ele não ensinou doutrinas secretas “na sinagoga e no templo.” Isto deixa aberta a possibilidade, mesmo a probabilidade, que ele algumas vezes ensinou seus discípulos em segredo, longe da sinagoga e do templo, e existe evidência clara que Ele deu aos seus discípulos informações não intencionadas ao público em geral. Exemplos:

Marcos 9:9-10
Enquanto desciam do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressurgisse dentre os mortos.  E eles guardaram o caso em segredo,

        Em Mateus 13:10-16, após Jesus ter ensinado sobre a parábola do semeador, “os discípulos vieram, e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido” (ver também Marcos 4:10-11; Lucas 8:9-10). Ele então procedeu a explicar a parábola aos seus discípulos (Mateus 13:18-23). As parábolas de Jesus são freqüentemente acompanhadas pela enigmática frase, “aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça” (Marcos 4:9), uma frase que obviamente implica que um significado mais profundo a ser encontrado apenas por aqueles que estão verdadeiramente preparados e receptivos e que buscam por isto.

 Mateus 13:10-11,13
“E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?  Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; ... Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem".
Marcos 4:11-12
“E ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas; para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam....”
Marcos 4:33-34
“E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, conforme podiam compreender. E sem parábola não lhes falava; mas em particular explicava tudo a seus discípulos”.
Lucas 8:10
“Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.”

      Em uma outra ocasião, Cristo disse a seus apóstolos:

João 16: 12
“Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora.”

      Hugh Nibley já notara que após estas palavras, Jesus faz a oração intercessória por seus discípulos em João 17 e logo depois é manietado e crucificado. Se Cristo tinha muito mais a dizer aos seus discípulos ele provavelmente o fez após a Ressurreição. Na verdade Lucas relata que após a ressurreição Cristo passou quarenta dias com seus apóstolos instruindo-os nas coisas do Reino de Deus (Atos 1:3). O que Cristo ensinou nesta ocasião? Onde estão suas palavras? Nada temos, mas certamente algo muito especial deve ter sido passado aos apóstolos durante este Evagelium Quadraginta Dierum. Na antiga literatura Cristã todos esses quarenta dias são descritos como Jesus ensinando algo muito secreto, entregue somente a um grupo seleto de discípulos [Hugh Nibley, “When the Lights went out”,  pgs. 54-55)

        Tertuliano, um dos “Pais da Igreja” que floresceu por volta de 200 D.C., escreveu, “Nós acreditamos que os apóstolos não foram ignorantes de nada, mas eles não transmitiram tudo o que eles sabiam, e não estavam dispostos a revelar tudo a todos. Eles não pregaram em qualquer lugar nem promiscuamente... mas ensinaram uma coisa em público e outra em segredo. Algumas coisas sobre a ressurreição eles ensinaram para todos, mas algumas coisas eles só ensinaram para poucos.” (De Praescriptionibus, 25-26). João Crisóstomo, bispo de Constantinopla (falecido em 407 D.C.)  declarou, “Paulo não divulgou todas as revelações, mas ocultou a maior parte delas;  e apesar de não ter contado tudo, também não ficou em silêncio sobre tudo, com receio de que deixasse uma brecha para o ensinamento de falsos apóstolos” (De Laudibus Sancti Pauli Apostoli Homilia 5). Paulo mesmo confirma essa idéia na sua carta aos Coríntios:

I Coríntios 3:1-2
“E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis;”

      Paulo também anotaria que “não era lícito” para ele revelar algumas coisas que ele aprendeu em sua visão celestial (2 Corinthians 12:4).

        O autor das Homilias Clementinas 19.20 dá crédito ao apóstolo Pedro com a afirmação, “Nós lembramos que nosso Senhor e Mestre, ordenando-nos, disse, ‘Guardai os mistérios para mim e os filhos da minha casa’. Portanto também ele explicou aos seus discípulos privativamente os mistérios do reino dos céus. Mas para você que realmente batalha conosco, e examina nada mais além das nossas declarações, quer sejam falsas ou verdadeiras, seria ímpio declarar as verdades escondidas.”[William J. Hamblin, "Aspects of an Early Christian Initiation Ritual," in John M. Lundquist and Stephen D. Ricks, eds., By Study and Also By Faith: Essays in Honor of Hugh Nibley (Salt Lake City: Deseret and FARMS, 1990), 8:336].

Orígenes, um erudito cristão do terceiro século D.C., escreveu sobre os mistérios que os cristãos mantiveram escondidos do mundo (Contra Celsum 1.1,3,7). Clemente de Alexandria também escreveu dos mistérios encontrados na Cristandade (Stromata 5.10.63; Homilias Clementinas, 19.20). O escritor do quarto século São Basílio também mencionou os ritos misteriosos praticados na Cristandade (No Espírito 27,29). Um número de outros documentos cristãos primitivos fala de ensinamentos e práticas secretas. Ritos templários SUD tais como batismo pelos mortos, círculos de oração, apertos de mão e novos nomes são freqüentemente mencionados nas antigas pseudoepígrafes cristãs.[Estes são tratados nos livros da FARMS sobre templos antigos e editados por Donald W. Parry, o primeiro dos quais, Templos do Mundo Antigo, foi publicado em 1994].

Conclusão deste Comentário: Apesar de Wilson acusar o aspecto sigiloso das ordenanças templárias como em “total oposição” aos ensinamentos de Jesus, vemos que isso não é caso. As referências citadas por Wilson não são suficientes para embasar seu argumento, uma vez que temos outras inferências bíblicas que apontam exatamente na direção contrária. Pelos escritos dos primeiros Cristãos chegamos mesmo a corroborar que Jesus, de fato, realmente ensinou várias coisas em segredo aos seus apóstolos e discípulos mais íntimos que não eram para serem reveladas ao mundo em geral.

Luke Wilson...

A Bíblia estabelece requisitos estritos de linhagem para o sacerdócio aarônico. Somente os homens da tribo de Levi e da linhagem da família de Aarão eram qualificados para servir como sacerdotes no santuário do templo (Números 3.10; 18.1–7; Êxodo 29.9). A igreja mórmon alega possuir um sacerdócio aarônico restaurado, mas ignora completamente este claro requisito de linhagem pura das Escrituras>

      Luke Wilson parece querer dizer que somente os descendentes de Aarão poderiam ter o sacerdócio Levítico (que não é o mesmo Aarônico). Mas esta regra foi válida durante a dispensação de Moisés, e deveríamos entender por que isso se deu. O propósito do Senhor era estabelecer um sacerdócio real entre os todos os Israelitas, mesmo regidos pelo Sacerdócio Maior de Melquisedeque:

Êxodo 19:5-9
“Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. Veio, pois, Moisés e, tendo convocado os anciãos do povo, expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado. Ao que todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.” 

      A partir deste convênio inicial Moisés sobe ao monte Sinai de onde recebe a Lei, e os primeiros convênios referentes a esta Lei lavrados em pedras ou tábuas pelo próprio dedo de Deus. Como Moisés demorava no Sinai, o povo embaixo incitou Aarão a fazer um bezerro de ouro, e voltaram a adorar os deuses egípcios. O Senhor ordena a Moisés que desça, pois o povo havia quebrado o convênio anterior e não estava preparado para receber a Lei Maior, ao descer do monte Moisés quebra as tábuas do pacto Maior.

Êxodo 32:19
Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira, e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte.”

      Do relato do Êxodo, não teríamos a idéia do que está acontecendo, contudo, na revelação a Joseph Smith, as coisas ficam bem claras:

Tradução Inspirada de Joseph Smith - 1833. Êxodo: 34:1-2

“Então disse o Senhor a Moisés: Lavra outras duas tábuas de pedra, tais como as primeiras, e as escreverei sobre elas também as palavras da lei, de acordo com que se escreveu nas tábuas que tu quebrastes; mas não será de acordo com as primeiras, porque tirarei de seu meio o sacerdócio; portanto minha santa ordem, assim como suas ordenanças, não irão adiante deles; pois minha presença não irá em seu meio, para que eu não os destrua.

Mas darei a eles a Lei, como nas primeiras, mas será segundo a lei de um mandamento carnal; porque em minha ira jurei que não entrariam em minha presença, em meu descanso, nos dias de sua peregrinação. Portanto faze como te mandei e prepara-te e sobe pela manhã ao monte Sinai; e ali põe-te diante de mim no cume do monte”.

Compare essa informação com a obtida na epístola de Barnabé, um escrito ortodoxo entre os primeiros Cristãos, traduzido para o Inglês por J.B. Lightfoot e Charles H. Hole respectivamente em 1878 e 1885 na Inglaterra. Acredita-se que esta epístola foi escrita entre os anos 70-130 AD. Tal epístola aparece junto com os outros livros da Bíblia no Códex Vaticanus (4o século) e no Hierosolimitanus (século X). Lembrando aqui que "Testamento" significa "Convênio" ou “Pacto”, ou seja, Novo testamento seria o Novo Convênio (ou a Nova Lei) em aposição à antiga Lei (ou Velho Testamento) e ainda que o Novo Convênio era regido pelo Sacerdócio de Melquisedeque, enquanto o Velho Testamento pelo sacerdócio Levítico.

Epístola de Barnabé:

Sim [é mesmo assim]; mas vamos inquirir se o Senhor realmente havia dado seu Testamento pelo qual jurou aos seus pais que Ele daria ao povo. Ele realmente o deu; mas eles não foram dignos de os receber, em conseqüência de seus pecados. Pois o profeta declara, “E Moisés estava jejuando quarenta dias e quarenta noites no monte Sinai, para que pudesse receber o Testamento do Senhor para o povo”. E ele recebeu do Senhor duas tábuas, escritas em espírito pelo dedo da mão do Senhor. E Moisés tendo-as recebido, levou-as para entregar ao povo. E o Senhor disse a Moisés, “Moisés, Moisés, desce rapidamente; pois teu povo pecou, a quem tu trouxeste da terra do Egito”. E quando Moisés compreendeu que eles novamente haviam feito imagens de adoração; ele atirou as tábuas de sua mão, e as tábuas do Testamento do Senhor foram quebradas. Moisés então o recebeu, mas eles não se provaram dignos. Aprendei agora como nós o recebemos. Moisés, como um servo, o recebeu; mas o próprio Senhor, tendo sofrido por nossa causa, nô-lo tem concedido, para que pudéssemos ser o povo da herança. (Barnabé 14, em ANF 1:146; cf. Barnabé 4, em ANF 1:138-139).

      Ou seja, uma Lei Maior governada pelo sacerdócio Maior (de Melquisedeque) estava para ser entregue aos Israelitas, contudo, devido ao episódio do Bezerro de Ouro, esta Lei foi quebrada e uma Lei Menor, governada pelo sacerdócio Levítico foi entregue. Agora, resta-nos saber por que somente os filhos de Levi foram os abençoados com este sacerdócio. É só ler adiante o episódio do Bezerro de Ouro para termos nossa resposta:

Êxodo 32:25-26
“Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.”

      Por sua fidelidade e por se colocarem ao lado de Moisés neste episódio, os filhos de Levi receberam a herança deste sacerdócio. Contudo, após a vinda de Cristo, o Sacerdócio de Melquisedeque é restaurado com a mudança da antiga Lei e a entrada no Novo Convênio (ou Testamento):

Hebreus 7:11
“De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”.

      Este sacerdócio agora é estendido a todos os santos da Igreja, tal qual o Senhor dantes havia desejado estabelecer com toda a Israel, conforme registrado em Êxodo 19:5-9 já citado acima. Parafraseando a promessa de Deus a Moisés, Pedro declararia agora aos Santos do Novo Convênio:

I Pedro 2:9
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”

            Conclusão deste parágrafo: A Bíblia não ensina que somente os descendentes de Levi deveriam receber o sacerdócio em todas as eras e em todas as dispensações. Esta condição, segundo a Bíblia compreendida melhor agora através da revelação moderna e do estudo da epístola de Barnabé, foi uma condição temporária até a vinda de Cristo e a restauração do Sacerdócio Maior, de onde todos homens dignos podiam tomar parte na Ordem de Melquisedeque, e como já comentamos anteriormente, é este sacerdócio que rege os ofícios dos templos modernos. Na nota de rodapé 8 Wilson alega que os Nefitas do Livro de Mórmon não poderiam construir templos pois não eram descendentes de Levi. Na verdade os rituais Levitas do templo não aparecem no Livro de Mórmon por este exato motivo, mas o sacerdócio Nefita era segundo a ordem de Melquisedeque (Ver Alma 13:18 junto com D&C 107:3), portanto tinham o direito de oficiar em templos e eles os usavam como casa de Oração e Revelação.

Torna-se-ia o Templo obsoleto?

Luke Wilson finaliza usando os seguintes argumentos para dizer que o Templo tornar-se-ia obsoleto após o sacrifício de Cristo:

<(a) Ao final de Seu ministério terreno, Jesus Cristo predisse que o templo de Jerusalém estava a ponto de ser destruído (Mateus 24.1, 2)... Esta profecia se cumpriu no ano 70 d.C. quando Tito, um general romano, demoliu o templo. Desde então o templo nunca mais foi reconstruído...(b) Em outra oportunidade, Jesus dissera que a adoração no templo seria substituída por uma nova forma de adoração, sem a necessidade de um edifício: “(...) podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. (...) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores” (João 4.21, 23)...

No mesmo momento em que Jesus expirou, “o véu do santuário ser rasgou em suas partes, de alto a baixo” (Mateus 27.51; também Marcos 15.38 e Lucas 23.45). A morte expiatória de Jesus na cruz tornou obsoletos os rituais que eram praticados no templo... O véu rasgado significou o fim do sistema de culto dos hebreus num templo. Esse sistema está obsoleto, e não temos necessidade de um sacerdote humano nem de um templo físico para nos aproximarmos de Deus. >

(a)                Apesar de Cristo profetizar que o templo de Jerusalém seria destruído, nada na profecia relata que templos jamais deveriam ser reerguidos, pelo contrário, temos profecias Bíblicas, tanto de Isaías como de João que falam claramente na existência de templos em um futuro muito tempo após a Ressurreição de Cristo:

Isaías 2:2-3
“Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.”

            João vê um Santuário (Templo) em Jerusalém em sua visão dos dois profetas que lá pregariam em Apocalipse 11:

Apocalipse 11:1-2
 “Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e foi-me dito: Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram. Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.”

            E o grande profeta Ezequiel profetizou que após a coligação de Israel na terra Santa (Jerusalém), o templo lá seria estabelecido novamente para todo o sempre:

Ezequiel 37:21-22; 26-28
 “Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todos os lados, e os introduzirei na sua terra; e deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles; e nunca mais serão duas nações, nem de maneira alguma se dividirão para o futuro em dois reinos; ... .Farei com eles um pacto de paz, que será um pacto perpétuo. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. Meu tabernáculo permanecerá com eles; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E as nações saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.”

            E o apóstolo Paulo ao profetizar sobre a Segunda Vinda de Cristo claramente afirmou que antes haveria uma apostasia e de que Anticristo (“filho da perdição”) assentar-se-ia no santuário de Deus.         

II Tessalonicenses 2:3-4
“Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição,  aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.”

            Será que Rev. Wilson se esqueceu destas profecias ao tão categoricamente aformar que o templo de Jerusalém ou templos nunca mais seriam reerguidos após a destruição de 70 DC?

(b)       Wilson defende que após a morte e ressurreição de Cristo o templo tornar-se-ia obsoleto para os Cristãos. Seria este o caso? Então por que ninguém explicou isto aos primeiros Cristãos que se convertiam em Jerusalém após a morte e ressurreição do Salvador? Lemos da escritura:

Atos 2:46
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração”,

         Wilson usa João 4:21, 23, no diálogo de Jesus com a mulher Samaritana como suporte de que não mais seria necessário o templo. Contudo entendo que Jesus estava falando de uma forma específica de adoração, os sacrifícios, os quais somente eram realizados pelos Judeus no templo em Jerusalém e pelos Samaritanos no monte Garizim, sobre o qual estes construíram um templo, rival do de Jerusalém (destruído por João Hircano em 129 a.C.), este tipo específico de adoração, os sacrifícios no templo é que deveriam cessar.

            Wilson ainda atenta para o rasgo do véu do templo (Mateus 27.51; Marcos 15.38 e Lucas 23.45) como um símbolo de que os rituais de sacrifícios haviam se tornado obsoletos, até aí nós concordamos, mas isto não extinguiria o propósito principal do templo, que é o de levar o homem de volta ao seu Deus. Na figura abaixo, temos a explicação do ritual sacerdotal do Dia da Expiação, o qual seria o reverso do processo da queda do Homem no Gênesis. Segundo o esquema abaixo, a primeira terra a levantar-se das águas tornou-se a Montanha do Senhor, onde Deus criou Adão. É a partir deste centro Divino que a Criação começa e se estende para todas as direções. Ao partir Adão para Leste do Édem, significa a saída do Homem diante da presença de seu Criador, a palavra hebraica para “Leste”  em hebreu significa “longe da face” ou “longe da fronte”. Uma vez por ano no Yom Kippur, ou Dia da Expiação, a expulsão de Adão do Jardim é revertida quando o Sumo Sacerdote caminha na direção Oeste, passando pelos fogos consumidores dos sacrifícios e pelas águas purificadoras dos lavatórios, através dos véus onde estavam tecidas as imagens dos querubins. Desta forma, ele retornava ao ponto original da criação, onde derramava o sangue expiatório do sacrifício, restabelecendo o convênio de relacionamento com a Deidade. O Véu rasgado simbolizava o cumprimento da Expiação e agora não mais somente o “Messias” podia adentrar o Lugar Santíssimo, mas todo homem a partir de então poderia voltar à presença de Deus seguindo os passos de Cristo, ao passar pelos anjos que estavam de sentinelas no véu.

        Fonte: “Temples of Ancient World, pgs 134-135”

        Conclusão: Nenhum dos argumentos usados por Wilson justificam a total obsolescência do templo, o máximo que demonstram é a obsolescência dos rituais de sacrifícios pela expiação de Israel, consumada com o Sacrifício Expiatório de Cristo. Tanto as referências de que os primeiros Cristãos assiduamente freqüentavam o templo, mesmo após a ressurreição de Cristo, bem como as profecias de que templos seriam reerguidos no Futuro, demonstram que o conceito de templo da Igreja de Jesus Cristo S.U.D. possui respaldo Bíblico. Temos ainda com a descoberta dos ritos de Iniciação dos primeiros Cristãos evidências de que os ritos templários S.U.D. são uma restauração de Convênios estabelecidos pelo próprio Cristo aos seus apóstolos, perdidos durante a Grande Apostasia, não obstante restaurados nestes últimos dias por um jovem profeta moderno, Joseph Smith.