Introdução


          Durante minha missão recebi pelo correio um livreto antimórmon intitulado “Três razões por que não sou Mórmon”, apesar de já ter tido contato com literatura antimórmon antes e conhecer o equívoco das acusações, impressionei-me pela disposição e trabalho do remetente. Ele realmente acreditava que estava fazendo um serviço cristão ao me “alertar” sobre o que ele suponha ser falsas doutrinas e fraude. Eu me perguntei se também não poderia tomar um pouco do meu tempo e preparar-lhe uma explanação sobre as acusações do folheto e uma explicação mais detalhada das doutrinas restauradas pelos profetas modernos. Daquela explanação, comecei a ter uma idéia de produzir um trabalho mais abrangente que acabou findando na construção deste sítio na Internet. Quero deixar claro que este trabalho é de inteira responsabilidade minha, algumas idéias ou interpretações podem ser falhas ou incompletas, contudo sempre que possível procuro dar a fonte das referências citadas. Algumas vezes é claro, creio que isto foi negligenciado, por favor, eu rogo por vossa paciência e colaboração! Ainda estou aperfeiçoando o sítio e quaisquer sugestões ou correções serão sempre bem-vindas. (email: mmsilva100@yahoo.com.br) 

              Certa vez, perguntaram a Brigham Young por que a Igreja não publicava mais declarações oficiais respondendo às críticas contra a sua doutrina, ao que Brigham Young respondeu: “Certamente o faríamos se tivéssemos acesso a tudo que é publicado contra nós na Cristandade!”(Discourses of Brigham Young, ed. John A. Widtsoe, Salt Lake City: Bookcraft, 1978, p. 352).

             Em outras palavras, os cães sempre rugirão contra o progresso da caravana, mas não terão qualquer influência sobre o seu destino glorioso, concentremos nossos esforços na salvação de nossos irmãos e responderemos as suas dúvidas pelo caminho.

             É notório de que a Igreja de vez em quando publica algumas declarações oficiais para esclarecer determinados pontos da doutrina e, praticamente não existe crítica ou acusação que já foi refutada ou esclarecida satisfatoriamente por algum membro da Igreja. Infelizmente a maior parte destes livros encontra-se em Inglês, desde “Answer to the God Makers”, publicado na década de 80, que procura responder às críticas antimórmons do livro e do filme de mesmo nome publicado por um apóstata da Igreja, até as recentes publicações da FARMS (“Foundation of Ancient Research and Mormon Studies”). Somente acho que o “O Dia da Defesa” existe em português como cópia Xérox comum entre os missionários.

           Durante minha Missão, percebi que muitos missionários possuíam ainda um conhecimento muito pequeno de doutrinas e da própria história da Igreja, não sabendo responder ou até mesmo desconhecer alguns ataques comuns à Igreja Restaurada. Este presente trabalho não procura somente oferecer algumas respostas, mas também alertar os irmãos a procurarem conhecer a História da Igreja, sua doutrina, a Bíblia, o Livro de Mórmon e as demais obras-padrão da Igreja.

 

O Espírito Santo testifica da veracidade destas coisas 

            Como Voltaire uma vez declarou: "Não existe verdade que ao surgir não seja combatida", e como na Ciência, uma boa teoria não é simplesmente aquela que consegue explicar um bom número de fenômenos, mas também aquela que consegue suportar a crítica de seus adversários, uma Igreja que se autoproclama como "verdadeira" deve sustentar argumentos plausíveis para tal e não depender somente de uma fé parcial e ignorante de sua própria origem e doutrinas.

             Fico triste ao pensar que existem pessoas preocupadas em atacar e difamar a crença de outras, levando para um lado totalmente parcial ao distorcer os ensinamentos dos Profetas e usar as escrituras de uma forma tão particular. É fácil atacar quando não existe defesa, quis então me defender e levar ao leitor imparcial a uma séria reflexão sobre o assunto? Existe uma igreja verdadeira? Por que é que se ataca a verdade? Por que é que os judeus antigos (fariseus e saduceus) atacavam o Cristo e diziam que ele fazia suas maravilhas pelo poder de Belzebu, o príncipe do mal?

   O que posso lhe responder é que ao orar e perguntar a Deus em sincera prece e espírito de jejum para saber se a Igreja de Jesus Cristo S.U.D. é verdadeira, recebi esta confirmação pelo Espírito. A verdade só pode ser descoberta através de revelação do Espírito de Deus ao espírito do homem, é só perguntar a Deus, qualquer um pode fazê-lo (Tiago 1: 5,6). Quando o Salvador prometeu: "Pedi e dar-se-vos-á, batei e abrir-se-vos-á" ele estava dando um mandamento e não uma sugestão. Muitos no decorrer da humanidade já puseram à prova esta promessa e Ele está à espera que muitos mais o farão!


 


 O Templo do Senhor construído na cidade às margens do Lago Salgado, cumprindo também a profecia de Isaías 2:2-3 “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.”

            Na língua dos indígenas da região, UTAH = “Cume dos Montes” !

 

 

Por Élder Moreira: Missão Porto Alegre Sul (1990-1992)